Cauê Moura comenta sobre o Marco Civil

O vlogger Cauê Moura comenta rapidamente sobre o Marco Civil abrindo um debate em seu canal no Youtube.

Cauê levanta uma questão muito importante, a obrigatoriedade dos servidores armazenarem todos os conteúdos que são acessados pelos usuários Brasileiros. Certamente isso será utilizando contra os usuários pelos governantes.

O mais preocupante para mim é o fato de que nem tudo que está armazenado pode estar 100% seguro, só o fato de estar acessível online pode significar que alguém pode burlar o sistema de segurança e obter acesso a todos os dados de uma conta determinada, ou seja, os acessos que você faz ao seu banco, ou acessos de suas contas de email, e muito mais.

Enquanto a preocupação na Internet é de eliminar o rastro de acesso, com ferramentas de busca que não logam o histórico de navegação, e navegadores que impedem de mecanismos armazenarem seu acesso a determinados sites, o governo Brasileiro está indo contra a corrente e colocando todos os usuários Brasileiros em risco.

Outro grave problema é justamente a comparação entre o Brasil, um pais onde existe corrupção demais no governo, em comparação a outros países que não tem o mesmo índice de problemas, e também não tem regras como o Marco Civil para controlar o conteúdo acessado pelo seu povo.

O mais preocupante é o precedente que acaba de ser aberto, onde o governo muda a forma como provedores de acesso precisam operar, ou seja, agora servidores terão de armazenar, mesmo sem ter planejado e sem ter decidido e nem desenvolvido tecnologia para isso, os dados de todos os seus usuários. É inevitável que o custo da Internet tenha um aumento em breve em função desta quantidade descomunal de dados armazenados.

No final, quem perde mesmo são os usuários que tem sua privacidade totalmente anulada.