Buscador que afirma ter as pesquisas com mais privacidade do mundo

De alguns anos para cá vemos uma grande volume de pessoas cada vez mais preocupados com sua privacidade. Afinal, não se sabe que valor tem para o mundo saber o histórico de busca de uma pessoa em específico, ou pior, quem está visualizando estas informações e com qual intenção.

Com isso em mente muitas iniciativas de gerar soluções para esta demanda surgiram. As pessoas querem poder contar com buscas seguras, que não registram os endereços IPs e nem registram as buscas. A Startpage é uma iniciativa assim, com mais de 12 anos de existência, agora cada vez mais provando seu valor.

startpage

O Startpage avisa:

Toda vez que você usa um mecanismo de pesquisa regular, seus dados de busca são gravados. Os grandes mecanismos de pesquisa capturam seu endereço IP e usam cookies de rastreamento para fazer um registro de seus termos de pesquisa, horário da sua visita e dos links escolhidos por você. Depois, essas informações são armazenadas em um banco de dados gigantesco.

Essas pesquisas revelam uma espantosa quantidade de informações pessoais a seu respeito, como seus interesses, circunstâncias familiares, inclinações políticas, condições médicas, etc. Essas informações são o ouro moderno de publicitários, autoridades governamentais, hackers e criminosos, que adorariam botar as mãos nos dados de suas pesquisas privadas.

O Startpage busca trazer solução através de seu mecanismo de pesquisa que não loga absolutamente nada.

O sistema utiliza os recursos de busca do Google para gerar resultados porém com a tecnologia do Ixquick, a ideia é permitir que as pessoas façam pesquisas no Google, que é hoje ainda considerado o maior buscador de do mundo mas assegurando total privacidade.

A ferramenta possui opções proxy e ainda aceita acesso SSL.

Você pode adicionar o Startpage nas opções de busca de seu navegador favorito, o site tem um tutorial ensinando como instalar.

Se você tem um site, você pode disponibilizar uma caixa de busca do Startpage e qualquer visitante poderá fazer buscas anônimas.

Veja uma lista de opções do Startpage.

Se você gostou da proposta, talvez você possa ajudar a divulgar o site espalhando o link entre seus amigos.