Bill Gates tem investido muito de seu dinheiro buscando soluções para os problemas da humanidade, fazendo isso ele vem acompanhando as dificuldades que a humanidade passa para conseguir evitar os problemas que causa.
Um dos maiores problemas a ser enfrentado é a questão ambientes, onde se torna necessário inovação massiva no setor de energia renovável, pois o mundo consome cada vez mais energia, porém, as fontes de energia não são renováveis e isso causa um grande e negativo impacto em nosso ecossistema já bastante fragilizado devido a emissão de gases dos últimos 100 anos.
as inovações não são somente no setor de energia renovável, mas também na forma como a indústria por inteiro se comporta, é necessário de fato repensar praticamente tudo para que se tenha as condições de oferecermos uma vida saudável para as gerações futuras e evitamos de ver o mundo entrar em colapso total ainda durante nossos próximos anos de vida.
O objetivo do Bill Gates é eliminar todos os tipos de emissão de gases que causam o efeito estufa. Até chegar a emissão zero.
Quando perguntado sobre o tempo que temos, Bill Gates afirma que já estaríamos muito atrasados, somente os problemas que já estamos vendo que são resultados diretos da mudança climática estarão muito mais agravados e os problemas serão enormes e irão dificultar ainda a possibilidade de chegarmos a emissão zero. Mesmo que cheguemos, até lá, talvez a quantidade de ecossistemas já destruídos seja grande de mais para conseguirmos ter um mundo similar ao que temos hoje.
Bill Gates mostra que os governos não estão fazendo o suficiente para resolver os problemas e mostra algumas das soluções das quais ele está envolvido e que tem financiado. Estas soluções são desde a produção de cimento, como a produção de metal, que representam uma grande parte da emissão de gases de efeito estufa.
Além de se preocupar e atuar na seção de construção, Bill Gates também apresenta soluções para alimentação que seja alternativa para substituir a carne, até mesmo usando um fungo.
Além disso Bill Gates está investindo em novos modelos de usinas nucleares, que permitem o armazenamento de energia o que é fundamental para poder abastecer o planeta. Apesar de ser um entusiasta da energia solar e aeólica, ele também compreende a dificuldade de pode se depender destas fontes de energias instáveis no seu atual momento tecnológico.
Bill Gates acredita e inventiva que pessoas com um maior poder econômico invistam em consumir produtos e opções que são livres de emissão de gases que geram o efeito estufa.
Esta ação ira assegurar que as empresas que investem e pesquisam apenas melhorem sua tecnologia e a torne também mais acessível, desta forma beneficiando a todos.
Durante a entrevista também se fala sobre o livro que Bill Gates lançou delineando planos e exibindo questões que estão sendo trabalhadas dentro deste campo tão importante de produção de energia se emissão de gases e até mesmo iniciativas que estão fazendo esforços para coletar os gases da atmosfera.
Como sempre, inovação tecnológica, colaboração, são as ferramentas que temos para, como humanidade, sobrevivermos neste planeta, o único até o momento que conhecemos que permite vida como a nossa de existir, cuidar do planeta é uma necessidade, talvez não tão evidente no dia a dia de todos, mas é uma realidade que pode muito em breve mudar e tornar um problema com proporções globais.
É sempre gratificante ver pessoas que tem uma visão forte e calcada em dados, pensando em formas de recriar as coisas para além de moldar o futuro da humanidade, ajudar a trazer as soluções que realmente podem fazer a diferença.
Fique feliz também de ver Anderson Cooper fazendo as perguntas de forma que se consegue mostrar a grande quantidade de inovações que estão surgindo e que podem mudar a qualidade de vida de muitas pessoas no mundo!