Bienal Internacional de Curitiba tem instalação interativa na Biblioteca Pública do Paraná no Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) pretende atrair um grande público, já que além de sua extensa coleção de publicações, conta com uma instalação interativa inspirada na literatura.

Raquel Kogan obra Reler (2008) foto - Leonardo Crescenti peq

A obra “Reler”, da premiada artista Raquel Kogan, faz parte da Bienal Internacional de Curitiba 2013 e é composta por 24 livros aparentemente iguais entre si. Eles se diferenciam por um número dourado e devem ser ouvidos, não lidos. O som remete a trechos de textos selecionados por 24 pessoas, que também são responsáveis por imprimir ali conteúdo e voz. Quem abre um desses livros, tem o rosto iluminado por um led enquanto o som é reproduzido.

Por exemplo, Antonio Abujamra escolheu um trecho do livro “A tabacaria”, de Fernando Pessoa; Ayrton Luiz de Campos Bicudo escolheu “A chave do tamanho”, de Monteiro Lobato e Filipe Leite escolheu a “Cozinha confidencial”, de Anthony Bourdain.

Raquel Kogan foi selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte e Tecnologia duas vezes. Em 2002, dentro do recorte Transmídia, com a seleção de sua obra “Reflexão #3” e em 2006, na carteira de apoio à produção de obras do mesmo programa com a obra “Reler”, agora em exposição na BPP. Formada em arquitetura (Mackenzie), já expôs no México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Rômulo Maiorama (Pará, 2000) e Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco apoia as artes visuais no país e reconhece a cultura como elemento fundamental na formação de uma sociedade mais crítica. Com o Instituto Itaú Cultural, busca inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras. Dessa forma, também incentiva o Festival de Teatro de Curitiba, o Festival de Dança de Joinville, Festa Literária Internacional de Paraty, entre outros.

Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio PetrobrásBNDESVotorantim Cimentos e Volvo, além da Copel eSanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

 

Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná

Data: 31 de agosto a 1° de dezembro de 2013
Horário de visitação: 8h30 às 20h (2ª a 6ª feira) e 8h30 às 13h (sábado)

Local: Rua Cândido Lopes, 133 I Centro

Tel.: (41) 3221-4900 e 3225-6883

Ingresso: Gratuito