Acabar com o SPAM nos comentários

recaptcha logoSe você tem um blog, certamente já percebeu que o spam é infinito, ainda mais se teu blog permite comentar sem estar logado, como é o caso de maioria dos blogs que eu administro.
Em busca de solução um tempo atrás encontrei um plugin para o WordPress que é muito bom.

O RECAPTCHA!

Instalei ele faz algum tempo, em alguns blogs e começei a verificar o resultado, não ia postar se não tivesse certeza dos resultados, e realmente o ReCaptcha acabou com muito spam em todos os sites.
Passei a adotar o Recaptcha como plugin necessário para todos os blogs que administro, e o resultado tem se repetido, o spam parou.

ALGUMAS VANTAGENS DO PLUGIN

O Recpatcha é fácil de instalar e funciona sem precisar fazer grandes esforços, é só fazer o upload e ativar o plugin. Depois de ativar o plugin, ele vai te pedir para inserir as chaves, pública e privada, que são uma forma de autenticação. Você precisa ter o cadastrno no site do Recaptcha, e este cadastro é fácil e rápido. Desde que sou cadastrado nunca recebi um spam do Recaptcha, sinal que eles também respeitam os seus usuários, e isso é um ótimo sinal.

Depois de ter seu login, basta informar o domínio, e o sistema do Recaptcha irá te fornecer uma chave publica e outra privada exclusivamente para seu domínio.

Como eu faço manutenção de divérsos blogs, prefiro ter uma combinação de chaves para cada domínio, mas é possível usar uma única combinação de chaves para todos seus domínios.

versão vermelha do Recaptcha

Versão vermelha do Recaptcha

Opções de Cores - o recpatcha vem com 4 cores, vemelho, branco, preto envidraçado e o "Clean", que é uma formatação "sem formatação". Mas no geral, sempre uma destas opções fica legal com o blog, independente do tema.

Linguagens - O plugin vem com 8 linguagens (Holandes, Ingles, Alemão, Francês, Russo, Espanhol, Turco e Portugues), e entre elas está o portugues, então os seus usuários vão conseguir entender direitinho o que está dizendo na interface do Recaptcha, e você pode personalizar as mensagens de erro. Talvez uma coisa negativa seja a linguagem em que as palavras do Recaptcha aparecem são sempre em ingles, nas nem sempre são palavras, as vezes só combinação de letras que parecem palavras.

Facilidade para ler e escutar- outra grande vantagem é que o Recaptcha usa palavras que existem, ou fazem sentido, isso fácilita na compreensão, e se você não está conseguindo entender o que está escrito, você pode atualizar a palavra. É também extremamente interessante a opção de escutar as palavras/letras, o que torna amigável até mesmo para pessoas com deficiencia visual, outros plugins similares não tem esta facilidade, deixando todo esse povo de fora, porém, a leitura das letras é sempre em ingles o que pode causar um pouco de confusão para nossos deficientes Brasileiros, mas certamente eles irão melhorar esta ferramenta ainda mais no futuro, e possívelmente a leitura também se personalize para português.

Além do citado acima, ainda o plugin tem opção para ser Strict XHTML 1.0.
O que pode ser ruin para usuários que não tem java no browser, e até isso o plugin avisa.

Proteção de E-mails - Alguns plugins/sites simplesmente publicam o e-mail do comentarista do post, isso é ruin porque você acaba recebendo muito spam por ter deixado seu e-mail disponível publicamente na internet.  O Recaptcha tem uma ferramenta que protege estes endereços através do Mailhide.

Para mim, é um plugin bastante eficiente, maduro, e tem resolvido o que se propôe, e a parte mais legal é que todo este serviço é gratuito, você pode ter uma conta com vários domínios sendo protegidos sem nenhum custo.

Se você conhece algum outro plugin para WordPress e gostaria de recomendá-lo, por favor poste o link e uma descrição no comentário, é sempre bom conhecer ferramentas de bloqueio de spam que funcionam.

Linnk para Recaptcha WordPress Plugin