A soma do todo no Twitter

O Twitter rapidamente se tornou uma ferramenta de comunicação em massas, fazendo parte de movimentos sociais, conflitos, tragédias, e está presente em propagandas, campanhas políticas, e é utilizado por todo tipo de entidade e instituição.
Não há restrições para quem ou o que está presente no Twitter, pelo menos não por enquanto. Podemos encontrar personagens de desenho animado, celebridades, e milhares de sistemas enviando comunicação através dos 160 caracteres permitidos.

Uma coisa é certa, o Twitter é feito para se comunicar, e embora existam muitas pessoas com "técnicas" para tornar um Twitter super seguido, na realidade não é tão importante assim que você tenha volumes absurdos de seguidores, importa que seus seguidores sejam pessoas realmente interessadas no que você está twitando.
O Twitter é cheio de Bots, e até mesmo o próprio TweetDeck que foi recentemente adquirido pelo Twitter por mais de US$40 Milhões tem a opçãozinha de agendar o Tweet. Não é impossível acabar vendo que a grande maioria dos seus seguidores são apenas bots, enviando conteúdo automaticamente para o Twitter e não tem ninguém ali lendo de verdade o que você está postando. Mas isso não é ruim, afinal, mesmo que um bot esteja te seguindo, você ainda assim pode receber o conteúdo dele (se te interessar) e você pode também usufruir do fato de seu Twitter estar aparecendo em uma lista de Twitters que este bot segue.

O mais legal mesmo é poder ter a interatividade humana, esta é sempre inesperada, e no caso dos Brasileiros, tem um diferencial de calor humano. As pessoas estão abertas para compartilharem suas ideias, e no geral são receptivas á idéias e até fazem e aceitam brincadeiras numa boa. claro, as vezes rola uma trollada aqui ou ali, mas no geral, todos se divertem.

Idéias que começam com um desabafo podem se tornar um movimento social, e pessoas se encontram por acaso a partir simplesmente da conectividade de seus pensamentos apesar de estarem completamente separados, e nem mesmo o Twitter chega a ser uma conexão em "tempo real" principalmente se comparado com ferramentas como o Skype ou Messenger.
Podemos ver o fenomeno do coletivo acontecer as vezes sem querer, principalmente entre pessoas que assistem os mesmos programas de televisão a partir de locais diferentes, ou com relação a acontecimentos trágicos.
Os termos se repetem,  e muitas vezes completamente desconexos uns dos outros, mas acabam gerando em sua soma destaque o qual é automaticamente identificados exibido nos Trending Topics.

Evidente que se as pessoas se organizam, o termo também recebe o destaque caso consiga produzir o volume necessário de incidências, mas o mais impressionante é quando isso ocorre involuntáriamente.

Poder medir o TODO do Twitter é algo de abrir os olhos, compreender que as pessoas estão inserindo para dentro do sistema seus pensamentos, suas reações e opiniões e por acaso acabarem sendo idênticas a outras pessoas demonstra bem como a humanidade esta cada vez mais ficando em sincronia de várias maneiras e é claro tudo isso é graças a Internet, porém ferramentas como o Twitter servem para evidenciar como o grupo tem um papel super importante. Nem 10 anos atrás se poderia imaginar que algo tão simples teria um efeito tão modificador.