A Lancheria do Parque em Porto Alegre

lancheria_externaA Lancheria do Parque é um dos locais mais clássicos de Porto Alegre.
Atendendo um público extremamente diversificado, desde vovôs e vovós, até jovens e adolescentes, estudantes, rockeiros, metaleiros, emos, alternativos, indies, engravatados, famílias, esportistas, gays, vegetarianos, loucos e certinhos.
É um dos poucos locais de Porto Alegre onde vemos desde cedo da manhã, até tarde da noite um local com gente tão variada.

O atendimento é razoavel com dias de excelencia, o fato é que a Lancheria do Parque esta sempre bem movimentada, e isso inevitavelmente pode resultar em alguma demora, uma vez que outra. Mas em muitas das vezes o atendimento é quase imediato, mas fique avisado que, se você tem vergonha de que outras pessoas saibam o que você está comendo, o garçon, após ouvir seu pedido, por mais sussurrado que você tenha falado, vai gritar com todo pulmão o seu pedido para o pessoal do balcão. Todos das mesas ao redor ficam imediatamente sabendo seu pedido.
O que não deixa de ser interessante, você pode fazer pedidos esquisitos e ver que cara as pessoas fazem, ou ficar sabendo da preferencia alimentar de uma pessoa aleatória todo dia.
2850-lancheria-do-parque-14_02_2007

A "Lanchera" como muitos por aqui chamam, é parte da vida de muitas pessoas, pode ser para tomar seu café da manhã, antes de ir pro trabalho ou pra aula, ou para uma passagem rápida pra comer um sanduiche natural, ou um almoço, lanches ou uma cerveja geralmente gelada na temperatura ideal.
Existem vários pratos e porções que você pode pedir, além disso tem um buffet que está disponível praticamente o dia todo. Para mim principalmente, isso é uma vantagem, pois no geral, eu acordo sempre bastante tarde, e muitas vezes todos os outros restaurantes já fecharam o buffet, mas sei que posso contar com a "Lanchera". Sempre tem algum bife, ou acebolado,  amilanesa ou na chapa, se não for de seu agrado os que estiveram ali, você pode solicitar que seja feito um bife pra você na hora.

Outro dos meus favoritos é o Xis de Bacon (sem milho e sem ervilha), e tem uma variedade completa de Xis, salada, coração, Galinha, Bacon, etc. São todos de bom tamanho, bem recheados, e com produtos frescos e carne de boa qualidade. Assim que você pede um Xis, o garçon já traz Catchup e Mostarda, e se você pedir maionese, eles trazem saches Helmanns (a verdadeira maionese).

As bebidas são talvez um dos principais destaques, pelo menos agora nesta época de verão, além de café, whisky, cervejas de varias marcas (Polar, Skol, etc), você pode contar sempre com gelo no seu refrigerante, o pessoal da Lancheria tem uma maquina de fazer gelo, e tem sempre gelo novinho, formato tubo disponível. Pra mim isso é importante, já cansei de comer em lugares bem caros, e nem gelo os caras tinham pra colocar no meu copo com refri quente. Na "Lanchera" sempre rola refrigerante com gelo,  e se você quiser gelo e limão, eles sempre providenciam.
Mas o mair destaque certamente devem ser os sucos. Pra mim, um suco de limão coado mata a sede na hora! Tem de varios sabores, e tem misto de sabores, então vale a pena experimentar todos. Pra mim o limão é o melhor, mas cada um tem sua opinião. O fato é que o suco vem sempre gelado, sempre colocam um gelo junto para garantir a temperatura, além de usarem agua mineral da garafinha para fazer o suco na hora.
Os sucos no geral servem dois copos grandes, com escessão do suco de laranja, que é um copo apenas.  Lembre-se disso para não acabar tomando meio litro de suco sozinho.

A localização da Lancheria do Parque é estratégica, principalmente para quem mora no bairro como eu.
É possível planejar várias coisas onde a lancheria é um pit stop.
Na frente do Parque da redenção - para quem pratica esportes, corrida, caminhada ou ciclismo no Parque da redenção, ou familias que estão passeando, casais namorando, ou amigos conversando,é sempre bom ter por perto um local que você pode ir fazer um lanche ou tomar um refresco, e a lancheria é uma opção fácil, é só atravessar a Av. Osvaldo Aranha, e pronto.
Você pode passar pela lanchera pra pegar um negrinho ou branquinho, ou um pudim no caminho para o supermercado.  Nos fins de semana, sempre rola uma feira de produtos naturais no bairro, e o pessoal geralmente da uma passada na lancheria pra comer ou beber alguma coisa, sem contar no Brique da Redenção, todos os domingos, além das centenas de pessoas que  vem de toda Porto Alegre para passear na redenção, tem o pessoal que vem procurar produtos, conhecer trabalhos diferenciados no Brique e acabam indo na lancheria dar uma descansada e reabaster o corpo.

O custo dos alimentos são bem acessíveis, com uns R$15,00 você ir com um amigo e cada um comer um Xis e tomar alguma coisa, ou até mesmo se servir no buffet, com 1 carne e tomar um suco natural ou refrigerante.

Av Osvaldo Aranha, 1086 - Porto Alegre - RS, 90035-191, Brazil‎ - (0xx)51 3222-3724


Exibir mapa ampliado

Foto da faixada: DanielSK

Foto interna: Joáber