A História das Drogas na história da Humanidade

Até bem pouco tempo atrás existia um grande preconceito com drogas devido a campanha americana contra drogas que assumiu um formato de "guerra contra as drogas". Desde a implementação da Lei Seca nos Estados Unidos, se constatou que a proibição apenas aumentava a procura e a produção das substâncias proibidas. O resultado foi a legalização do álcool nos EUA e por consequência em muitos países do mundo.

Até hoje existem muitos lugares do mundo, inclusive nos EUA em que o consumo de álcool é proibido.
Veja uma Lista de 10 lugares onde o Álcool é proibido. Como podemos observar em grande maioria dos casos a proibição é relacionada a locais onde extremismo religioso é mais acentuado.

Existe até mesmo uma linha de estudos que demonstra que as igrejas decidirem se posicionar contra o consumo de substâncias que alteram o estado mental devido o fato de outras religiões utilizarem estas substâncias, e como as substâncias eram altamente eficientes em convencer as pessoas, se tornaram uma ameaça na perda de fiéis. A iniciativa começou como uma campanha justamente para assegurar mais fiéis, que sempre foram a forma de se sustentar das igrejas. Infelizmente o estigma causado persiste até hoje na retórica de alguns religiosos conservadores ou extremistas religiosos fanáticos. As novas religiões agiram dessa forma para demonizar os praticantes de outras religiões. Embora a criação das religiões provavelmente tenha ligação direta com o consumo de substâncias psicotrópicas.

O fato é que as drogas estão presentes desde o início da humanidade, com evidências desde o tempo das cavernas.
Existem evidências de utilização de drogas em todo Egito há mais de 10 mil anos atrás, mais tempo do que a história bíblia diz que o planeta terra existe, até mesmo o personagem bíblico Jesus recebeu drogas quando nasceu, o que foi considerado um enorme presente dos reis.

Hoje com uma grande parte do mundo já legalizando drogas, na Europa, Estados Unidos, Canada, em alguns países da Africa, existem muitos lugares que já é legalizado. Na América do Sul somente o Uruguai tem uma descriminalização ativa. O Brasil até o momento desta matéria ainda não fez a atualização das leis que permitem a legalização.

O que se percebe com relação ao mundo hoje é que muito do que formou o mundo de hoje veio de pessoas completamente drogadas, desde filósofos, até mesmo ao surgimento de religiões.

O documentário é no mínimo curioso, apresentando uma grande quantidade de fatos que demonstram que as drogas fazem parte da experiência humana desde que a experiência humana existe no planeta, e foram parte de avanços importantes da humanidade.