A diferença de PodCast e Streaming Audio

Uma pergunta feita por várias pessoas e que eu respondo com uma certa freqüência é sobre a fundamental diferença entre PodCast e Streaming Audio.
A diferença é enorme, mas para poder identificar o que seria melhor para o seu site, depende do tipo de conteúdo que seu podcast ou áudio irá transmitir.

O Podcast geralmente é um arquivo de Mp3 que é colocado para download, ou audição diretamente através do site. Geralmente este podcast possui um canal de Feed RSS diferenciado que permite sua listagem e audição por inúmeras ferramentas e agregadores, e se o  canal de Feed RSS estiver devidamente configurado, o canal pode ser adicionado a vários diretórios de indexação.
O Podcast é produzido em formato de programa de rádio, a grande idéia é poder baixar aquele programa de escutar em um mp3 player ou até mesmo no computador, mas como é um Podcast, isso significa que é obrigatoriamente gravado, e não ao vivo. Maioria dos podcasts são programas em sequência, e são publicados com frequencia, ficam disponíveis para download, e portanto, precisam ser conteúdos originais.
Não se pode por exemplo fazer um podcast de musicas, isso seria uma quebra de direitos autorais uma vez que você está distribuindo o áudio de alguma banda ou músico que não lhe deu este direito autoral.
O Fato de ser um podcast traz a vantagem de ter seu material escutado por milhares de pessoas, independente de onde elas estiverem e em que horário elas decidirem escutar o podcast. Ele fica ali disponível.
Para ter um podcast em seu site, você não precisa de nenhuma tecnologia adicional em seu servidor de hospedagem.

Já o Streaming Audio é uma tecnologia diferente, ela consiste em transmissão em tempo real, você pode transmitir ao vivo, ou programar um AutoDJ (robo que toca o teu playlist). Para existir a o Streaming é necessário um servidor de Streaming Áudio, onde você conecta e começa a transmitir.

Apesar de você poder criar um servidor de streaming áudio em seu computador em casa, o limite da capacidade de transferência de dados em sua conexão vai ditar as regras com relação ao número de ouvintes simultâneos que você poderá ter.
O resultado disso é que você acaba tendo uma capacidade bem pequena de ouvintes.
Por isso o que geralmente se faz é contratar um servidor de Streaming Áudio profissional, onde você pode se conectar e enviar sua transmissão, por ser um servidor profissional, a capacidade de transmissão de dados é bem maior, então sua capacidade de ter ouvintes também cresce.

Ao contrário do Podcast, uma transmissão ao vivo, se não for gravada e posteriormente disponibilizada como podcast, só será ouvida pelos ouvintes que estiverem ali escutando naquele momento. Mesmo que você tenha gravado o áudio e está colocando todos seus arquivos de áudio em loop dentro de um playlist, o seu ouvinte só vai conseguir escutar o programa desejado na próxima vez que ele tocar, e dependendo do tamanho do playlist, isso pode levar dias.
Ao contrário do PodCast, o Streaming Audio é uma tecnologia que você acaba tendo de pagar mais para ter, e é limitada, no sentido de que você contrata um limite de capacidade de ouvintes, já o PodCast, você pode ter quantos ouvintes se prestarem a baixar seu podcast, e sem precisar investir em novas tecnologias.

O Streaming Audio, assim como o Podcast, pode ser indexado em diretórios especializados, portanto se você está montando uma rádio online, você pode listar sua rádio em centenas de diretórios e ter sua transmissão encontrada por pessoas que estão buscando este tipo de mídia online. O problema é que você precisa manter sua transmissão constante, decidir entrar online em uma hora determinada do dia para transmitir não é favorável para se manter indexado nestes diretórios.