5 anos de THEMIS

O primeiro e até o presente momento único lançamento com cinco satelites feito pela NASA está comemorando 5 anos dos satélites no espaço.

Os cinco THEMIS (Timed History of Events and Macroscale Interations during Substorms) foram lançados ao espaço a partir do Cabo Canaveral em 17 de fevereiro de 2007. As espaço-naves foram alojadas em formato de anel em torno e uma no pedestal central.
Um lançamento guiado com uma sequencia crítica teve de ser elaborado para lançar as naves para o espaço.

A partir do monitoramento que o THEMIS providencia durante estes anos, pudemos entender melhor alguns fenomenos que ocorrem em nosso planeta e no espaço. Monitorar energia enquanto ela se movimenta pelo espaço. Energia e rafiação do sol causa impacto na terra e modifica o ambiente magnético, a magnetoesfera, e tais modificações podem causar mudanças climáticas no espaço que podem danificar a estrutura dos satélites.
Os cinco satelites trabalham em conjunto para analisar e capturar dados da energia enquanto ela navega pelo espaço, algo que seria impossível de fazer com apenas um satélite.
Com os satelites conseguimos identificar como eventos no espaço são diretamente ligados a eventos na terra e como a oa ventos solares modificam a transferem energia na terra.

 

 

 

Fonte: Web site da Nasa