10 anos da Rover Opportunity no solo Marciano

Ontem (24 de maio) fez 3673 dias marcianos que a rover Opportunity está andando pelo solo marciano. A estimativa inicial era de 90 dias. Até agora foram tiradas mais de 192,600 fotos incríveis na primeira expedição pelo planeta vermelho.
O caminho percorrido até agora já chega a quase 40 quilômetros desde sua chegada em Janeiro 24 de 2004 no Meriniani Planum.

Depois de uma serie de eventos que acabaram limpando o pó das asas de captação de energia solar, a rover está agora com força total, podendo trabalhar ainda mais para nos trazer informações incríveis.
O dispositivo solar está atingindo até 761 Watt por hora comparado aos quase 900 Watts por hora que tinha no início da expedição e esteve com 270 watts por hora no final de dezembro de 2013.

Embora se esperasse que a rover tivesse uma vida muito mais curta, sua sobrevivência está se provando a cada dia mais interessante, uma vez que pode continuar explorando o solo de Marte com suas 6 rodas, e suas diversas câmeras de alta definição que seguem operando.

Veja abaixo um mapa montando com toda a travessia da rover Opportunity desde 2004 até 2014. Uma década em Marte.
O mapa exibe o caminho completo percorrido pela rover durante uma década em Marte e mais de 3660 dias marcianos, desde que aterrizou dentro da Cratera Eagle em 24 de janeiro de 204 até sua atual posição perto de Murray Ridge ao sul da Solander Point e ao este da Cratera Endeavour.
Agora seguindo trajetória para capturar minerais na Cape Tribulation. Opportunity descobriu minerais de argila em Esperance o que é um indicativo de uma zona habitável.

(clique na imagem para ver ampliada)

Opportunity-Route-map_Sol-3660_Ken-Kremer

Créditos da imagem:NASA/JPL/Cornell/ASU/Marco Di Lorenzo/Ken Kremer